Formação Territorial do Brasil
.
COMO O BRASIL EXPANDIU SEU TERRITÓRIO?
O território brasileiro, com seus 8.5 milhões de Km2, aproximadamente, corresponde a uma parcela de mais ou menos 1,66% da superfície terrestre (cerca de 6% das terras emersas do globo). Como esse território foi construído?
Nosso país começou a se formar com a vinda de europeus, principalmente portugueses, que trouxeram africanos para servir de mão-de-obra escrava. Antes da vinda dos colonizadores europeus, ou seja, antes de 1500, o Brasil não existia, mas o continente americano sim, assim como existia a parte onde fica o Brasil – a América do Sul, limitada a leste pelo oceano Atlântico e a oeste pelo Pacífico
.
Os inúmeros povos indígenas que ocupavam o continente sul-americano não conheciam o Brasil, nem a Argentina, nem o Paraguai. Para eles, só existiam as tribos ou sociedades que conheciam e com quem conviviam: os tupinambás, os Caraíbas, os jês, os tucanos, os tupis-guaranis e outros. Ninguém era "brasileiro", por que esse conceito nem sequer existia, assim como não existiam as fronteiras do Brasil com a Argentina, com o Uruguai, com a Bolívia. Elas foram construídas bem mais tarde.
No início (século XVI- 1500), o território brasileiro pertencia a Portugal e era bem menor do que é hoje. O restante do território pertencia à Espanha, país que colonizou as outras áreas da América do Sul, onde hoje ficam o Chile, o Peru, a Argentina, o Paraguai, etc.
Portugal segue expandindo-se para o Oeste, ocupando assim terras pertencentes a Espanha, conquistando terras indígenas, trazendo escravos negros da África, e assim dominando essas terras que eram pouco habitadas pelos espanhóis, e foi dessa maneira que os portugueses e seus descendentes foram aumentando o território brasileiro.
Compare os dois mapas ao lado. Um mostra as terras brasileiras pertencentes a Portugal e as terras dominadas pelos espanhóis no século XVI. O outro mostra o território brasileiro em 1822, ano da