Formação do Regelo
Sob pressão, a temperatura de solidificação tende a cair, desta forma um material sólido pode, sob a necessária pressão, se tornar líquido e imediatamente sólido ao ser retirada a pressão. Imaginando um bloco de gelo sob a ação de um fio pressionando uma de suas faces, nesse ponto de pressão a temperatura de 0°C do bloco não é mais suficiente para manter o estado sólido, assim ocorre a fusão do gelo em água e o fio penetra alguns milímetros dentro do bloco, ao fazer isso a pressão acima do fio cai e então a água que esta a 0°C volta a se solidificar. Continuando com a pressão é possivel atravessar todo o bloco de gelo e no final ele ainda estará "inteiro".
**
Como as moléculas de água formam estruturas geométricas predominantemente abertas na fase sólida, a aplicação de pressão pode fazer o gelo derreter. Os cristais simplesmente são esmagados para que a fase líquida surja. (A temperatura do ponto de fusão é abaixada apenas ligeiramente, 0,007° C para cada atmosfera adicional de pressão.) quando a pressão é removida, as moléculas voltam a cristalizar-se e ocorre novamente o congelamento. Esse fenômeno de derreter sob pressão, e congelar novamente quando a pressão é removida, é denominado regelo. Ele é uma das propriedades que tornam a água muito deferente dos outros materiais.
Um arame fino de cobre, com pesos fixados nas extremidades, é pendurado sobre um bloco de gelo. O arame lentamente irá abrindo seu caminho através do gelo, mas em seu rastro só restará gelo. De modo que quando o arame e os pesos chegarem ao piso, o que restou foi um único bloco sólido.
A fabricação de bolas de neve é outro bom exemplo de regelo. Quando comprimimos um punhado de neve com as mãos, causamos um ligeiro derretimento dos cristais de gelo; quando a pressão das mãos é removida, ocorre o regelo e a aglutinação dos cristais de neve. É muito difícil fazer bolas de neve em um clima