Geologia
Gelo - importante agente geológico pois cerca de 10% da área continental é ocupada permanentemente por gelo. A importância aumenta se levarmos em conta que nos períodos geológicos passados, tivemos glaciação a nivel mundial.
Para termos uma idéia, a 1 milhão de anos atras cerca de 30% dos continentes estavam coberto por gelo, inclusive o Brasil (pelas rochas e que podemos afirmar o clima da Terra. Por exemplo, o mineral calcita só se cristaliza em clima quente. Se encontrarmos calcita, significa que o clima daquela região era quente quando da formação daquela rocha que contem calcita). As rochas indicam que na Terra existe o mesmo tipo de clima ha 500 milhões de anos.
Geleira: ocorre quando a taxa de queda de neve e maior do que a taxa de desgelo. Dessa forma ocorre o acumulo de neve.
Linha de neves eternas: Essa linha depende da altitude e da latitude. Trata-se de uma linha imaginaria que passa pelo equador e pelos pólos, e acima da qual sempre vai existir neve durante o ano inteiro (inclusive na região dos trópicos e equador).
Neve: forma-se pela cristalização do vapor de água. Ela se acumula quando a precipitação e maior do que a taxa de derretimento.
Geleira: ocorre quando temos o acumulo de neve. Como passas do tempo, a neve vai se tornando mais compacta e densa. Aliado a este fator , temos o fenômeno de degelo parcial (derretimento parcial) durante o dia e o regelo a noite. Dessa forma, a neve vai se transformando em gelo.
AS GELEIRAS SÃO GRANDES E DURADOURAS MASSAS DE GELO FORMADAS NAS REGIÕES CONTINENTAIS. tipos de geleiras:
a) Tipo alpino
b) tipo continental
c) tipo Piemonte
a) Alpino
O nome vem dos Alpes. O maior acumulo de gelo ocorre em regiões de montanhas. Essas geleira podem atingir dimensões consideráveis (+/- 100km de comprimento e 900m de espessura). Caracteriza-se pelo circo glacial que pode ser descrito como um anfiteatro de paredes abruptas e fundo chato.
b) Geleira do tipo Continental
Ocorre