física experimental I relatório aula 6
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FÍSICA
Disciplina de Física Experimental I – Engenharia Ambiental
Professor Bachir Hallouche
Aula 06 – 28/03/2014
Alunos: Cheila Franz, Emanuela Somavilla, Graziela Seibert e Paula Sabrina Mallmann.
ASSUNTO: MUNDANÇA DE ESTADO FÍSICO
EXPERIMENTO No33: CALOR E MUDANÇA DE ESTADO (PARAFINA)
RESPONDA:
1) O que é fusão e solidificação? Quais as condições para eles acontecerem?
Fusão é o nome dado ao processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. Um sólido é chamado cristalino quando se funde bruscamente a uma temperatura determinada, que se mantém constante (se a pressão permanecer constante), até que a mudança de fase se complete. Os sólidos não cristalinos vão amolecendo gradativamente durante a fusão, pois durante o processo a temperatura vai aumentando.
Solidificação é a transição de fase na qual uma substância passa de seu estado líquido para sólido ao ter suatemperatura baixada abaixo do ponto de solidificação. O processo inverso designa-se como fusão e ocorre no ponto de fusão. Na maioria das substâncias, o ponto de solidificação e o ponto de fusão são os mesmos. A passagem direta doestado gasoso para o estado sólido é chamada de sublimação. A solidificação ocorre devido à perda de energia cinética das partículas que compõem a substância durante o processo de resfriamento, mas também pode ocorrer devido à mudança de pressão, ou graças à combinação dos dois fenômenos.
2) Qual a temperatura em que aconteceram: a fusão e a solidificação?
TEMPERATURA DE FUSÃO
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO
65ᴼC
52ᴼC
3) O que aconteceu com a temperatura durante a mudança de fase?
A temperatura durante a fusão aumenta chegando a 65ᴼC, já durante a solidificação essa temperatura passa a cair, chegando em 52ᴼC.
4) Represente num gráfico a relação entre quantidade de calor e a temperatura durante a mudança de estado(fusão e solidificação).
Experimento no 34: