clonagem
O que é a clonagem?
Mais do que um tema abordado em produções fictícias, como as novelas, a clonagem transformou-se em um assunto polêmico atualmente, após o clone de um embrião humano realizado por um laboratório norte-americano. Assunto este que nos faz pensar: qual o limite do ser humano? O termo clonagem designa as técnicas de duplicação utilizadas em genes, células, tecidos, órgãos e seres vivos.
Como funciona o processo de clonagem?
As cópias possuem todas as características físicas e biológicas de seu pai genético. Os cientistas isolaram uma célula e retiraram dela o seu núcleo, assim, juntou-se uma célula a outra e, em seguida, ocorreu a duplicação de ambas, e assim sucessivamente até constituírem um ser.
Por que clonar?
Imagina-se que tal necessidade advém da vontade de reproduzir características de excelência de determinados exemplares de uma espécie em outros menos dotados. Este tipo de clonagem reprodutiva é amplamente aplicada na agricultura e na pecuária, obtendo-se, por exemplo, vacas que produzem mais leite e melhor carne.
DOLLY: o primeiro clone
Embora Dolly parecesse, inicialmente, igual a outras ovelhas do interior da Escócia, havia uma diferença fantástica, Dolly não foi gerada de forma natural, mas produzida artificialmente em laboratório, a partir de uma única célula da mama de uma ovelha adulta. Não houve cruzamento ou, ao menos, inseminação artificial. Dolly é um clone de outra ovelha, uma cópia de outro ser de sua espécie.
Clonar humanos, eis a questão...
Com o sucesso da clonagem animal, começaram a surgir os esperados rumores e preocupações sobre a possibilidade de clonar seres humanos. Tal reação é natural por parte da sociedade, principalmente, quando os avanços da biotecnologia ameaçam mudar a ordem da natureza. Manipular o desenvolvimento natural de um ser humano e desvendar os segredos escondidos nos genes, de alguma forma, agridem as crenças mais profundas que temos com relação às leis naturais, ou às