Clonagem
O que é a clonagem?
A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos ou populações provenientes de multiplicação vegetativa ou assexual do mesmo indivíduo. Os clones assexualmente produzidos são geneticamente iguais ao seu único progenitor. Os cientistas sempre tentaram desenvolver técnicas de laboratório que permitissem clonar organismos. O seu primeiro objectivo não foi produzir organismos idênticos com características genéticas específicas mas responder a uma questão biológica básica. A clonagem pode ser: humana, animal e vegetal. Os seus objectivos podem ser para fins terapêuticos, ou, para criar seres iguais aos seus progenitores.
Clonagem Humana:
Clonar significa produzir uma cópia geneticamente idêntica de um indivíduo. O objectivo da investigação da clonagem humana nunca foi clonar pessoas ou criar bebés para no futuro serem dadores de partes ou produtos humanos. A investigação tem como objectivo obter células estaminais para curar doenças. Tem-se falado muito de clonagem humana, na realidade, a maioria dos cientistas não está interessada em produzir clones humanos. O que os cientistas pretendem é produzir células humanas clonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenças. A clonagem é uma maneira diferente de utilizar células estaminais para curar uma doença. Afinal, um embrião clonado é uma cópia genética de alguém que está vivo e deu o seu consentimento. Todos temos o direito de decidir o que fazer com o nosso próprio ADN.
Clonagem Animal:
A clonagem animal pode ser realizada a partir de células embrionárias ou células não reprodutivas. A duplicação de embriões é a maneira mais simples de clonagem (esta clonagem denomina-se também clonagem de tecidos embrionários) e é bastante utilizada na pecuária. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo património genético. No entanto, a identidade genética não implica identidade na aparência física ou