clonagem
Núcleo Gerador - 7 Saberes Fundamentais
Tema - DR3 Ciência e Controvérsias Públicas - Clonagem
“Um homem produzido por outros homens no laboratório deixa de ser um presente de Deus, da natureza. Assim como ele pode ser fabricado, ele pode ser destruído.”
“A clonagem humana é mais perigosa que as armas de destruição em massa.”
Joseph Ratzinger, papa Bento 16
O que é a Clonagem?
A palavra “Clonagem” surgiu em 1903 para designar a propagação das plantas através de cortes e não por sementes.
Em 1915 inspirou um livro de ficção científica: Master Tales Of Myster by The World’s
Most Famous Authors Of To-Day” de Francis Joseph Reynolds.
A clonagem é a reprodução assexuada de um indivíduo. Das manobras de clonagem resulta um organismo que se intitula clone. Este clone tem composição genética igual à do organismo que lhe deu origem e, portanto, características físicas
(aspecto exterior, fenótipo) muito semelhantes às daquele organismo. O clone é tão semelhante ao organismo do qual teve origem como dois gémeos univitelinos o são entre si. Um clone é pois um “gémeo” de outro indivíduo que tem porém mais 20, 30 ou mais anos do que o seu “gémeo”.
Relativamente à clonagem humana existem várias definições. A Associação
Médica Americana definiu a clonagem humana como “a produção de organismos geneticamente idênticos através da transferência nuclear de células corporais”. Este é o processo pelo qual o núcleo de uma célula constituinte da estrutura de um organismo já existente é transferido para um oócito (célula germinal feminina que está em processo de ser convertida num óvulo maduro) do qual o núcleo foi removido.
A clonagem humana pode dividir-se em clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica. A clonagem reprodutiva tem por objectivo o nascimento de crianças, enquanto que a clonagem terapêutica tem por objectivo a obtenção de tecidos ou órgãos destinados a fins médicos.
Do ponto de vista da técnica da obtenção