Conservação de Energia
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
Conservação de Energia
Recife
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
Conservação de Energia
Este relatório foi elaborado pelo aluno Carlos Rafael do curso de licenciatura em Física, na disciplina Física Geral e Experimental I, ministrada pelo professor Wictor Magno.
Recife
2014
Resumo
O presente relatório visa expor um estudo comparativo entre os cálculos de conservação de energia e a prática sobre o mesmo evento no Laboratório de Física Experimental da UFRPE durante a aula de Física Geral e Experimental. Através dos valores mensurados nos experimentos, pode-se concluir que há variações com os valores encontrados na teoria, devido ao fato do sistema não ser conservativo, ou seja, existem perdas de energia no sistema ao ponto de não haver uma igualdade entre a energia mecânica inicial e final. Perdas como atrito do ar e da bola com o trilho fazem com que haja essa disparidade. Para esta elaboração, usa-se como base teórica a apostila do professor do Departamento de Física da UFRPE Wictor Magno.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade expor dados obtidos durante a aula prática no Laboratório de Física Experimental da UFRPE, ministrada pelo professor Wictor Magno e auxiliada pela apostila: “Física Geral Experimental” concedida pelo mesmo. Nesta atividade foram realizados testes com o intuito de constatar qual a altura mínima em que ao soltar uma bola de bilhar em cima de um trilho, a mesma possa concluir o trajeto de um loop sem perder o contato com o trilho. Na intenção de constatar a veracidade dos cálculos realizados na parte teórica da aula.
A base