Estados Físicos
Mudança de Estado
Mudança de estado é a passagem de um dos estados de agregação para outro.
Muitos eventos cotidianos envolvem mudanças inviáveis nas relações entre as moléculas e os átomos que constituem a matéria. Isso depende das condições de pressão e temperatura que faz com que a matéria fique no estado sólido, líquido, ou gás. Mudanças em quaisquer dessas condições podem alterar a forma e a propriedade de uma substância.
OBS: Cada substância possui uma temperatura onde estas mudanças costumam ocorrer (esta temperatura depende da pressão). A esta temperatura damos o nome de Ponto de Fusão (P.F), ponto de vaporização, ponto de Liquefação, ponto de Solidificação ou ponto de Sublimação, dependendo do fenômeno ocorrido.
- Quando o calor “quebra ligações” entre as moléculas ocorre a mudança de estado, quando o calor aumenta a agitação das moléculas ocorre um AUMENTO DE TEMPERATURA. Características dos Estados da Matéria
Sólido: forte força de coesão entre as moléculas; energia de vibração pequena; temperatura baixa; forma e volumes definidos.
Líquido: média força de coesão entre as moléculas; energia de vibração moderada; temperatura média; volume definido e forma variada.
Gasoso: fraca força de coesão entre as moléculas ; energia de vibração elevada; temperatura alta; forma e volume indefinidos.
FUSÃO É a passagem do estado sólido para o líquido. Nos estados sólido, as moléculas estão firmemente agrupadas. De repente alguma força externa forneceu calor (sol, fogo, resistência elétrica...) a estrutura estável, fazendo que a agitação térmica das moléculas (temperatura) comece a aumentar gradativamente. Aos poucos as estruturas sólidas vão se desprendendo e começam a “virar” líquido. O que está ocorrendo é nada mais que a mudança de fase. É isso que acontece com a água, quando passa de gelo (sólido) para a água líquida. Com a pressão ambiente de 1atm, a temperatura onde este fenômeno ocorre é 0 C. Muitos outras