Formação do estado liberal
RESUMO
O século XIX pode ser considerado como um período de intensas transformações sociais, econômicas, políticas e jurídicas. Afirma Huberman[1], como reflexo daquele momento histórico: "O desenvolvimento do comércio e indústria, e a revolução dos preços, tornaram o dinheiro mais importante do que os homens [...]." O grande progresso econômico, apoiado no sistema capitalista de produção, não foi capaz de trazer a paz, nem difundir a justiça; entretanto, como geralmente costuma acontecer, do sofrimento e da miséria surgem a solidariedade e a luta pela melhoria das condições de vida das pessoas, como reflexo do reconhecimento do valor da dignidade humana.
Palavras chave: Estado liberal. Estado social. Capitalismo. Liberalismo. Direitos sociais.
RESUMEN
El siglo XIX puede ser considerado como un período de intensas transformaciones sociales, económicas, políticas y jurídicas. Asevera Huberman, como reflejo de aquel momento histórico: "El desarrollo del comercio e industria, y la revolución de los precios, transformaron el dinero en algo más importante que las personas […]."El grand desarrollo económico, apoyado en el sistema capitalista de producción, no trajo la paz, ni tan poco la justicia; todavía, como generalmente suele ocurrir, del sufrimiento y de la miseria surgen la solidaridad y la lucha por mejores condiciones de vida de las personas, como reflejo del reconocimiento del valor de la dignidad humana.
Palabras clave: Estado liberal. Estado social. Capitalismo. Liberalismo. Derechos sociales.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade principal apresentar, mediante revisão bibliográfica, a formação do Estado Liberal baseado no capitalismo como sistema econômico e sua influência nas transformações das relações privadas no século XIX, fomentando uma