Formação de professores e seu preparo para a inclusão
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
KELLY MOREIRA DE OLIVEIRA BIANCHI
TEMA DO PROJETO : A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PREPARO PARA A INCLUSÃO
Batatais
2012
KELLY MOREIRA DE OLIVEIRA BIANCHI
TEMA DO PROJETO: A formação de professores e o preparo para a inclusão.
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pós-Graduação da Faculdade Claretiano para obtenção da pós graduação em educação especial.
Orientadora: Profª. Aline de Cassia D. Lagoeiro
Batatais
2012
A formação de professores e o preparo para a inclusão.
Quando se fala em inclusão, surge logo uma duvida, os professores, conhecem de fato estes alunos? Sabem de suas limitações?
Bem como vemos, os obstáculos para se falar de fato em educação especial é muito grande, não pode-se pensar apenas no preparo das escolas que vão receber estes alunos, apesar de saber que já será um grande passo preparar o espaço físico das instituições. Tem que se pensar sobre a capacitação dos professores, seu preparo, seus temores com relação a inclusão, e sua falta de experiência com as deficiências.
A pedagogia por si só acaba por segregar ainda mais as diferenças, como pode ser observado no posicionamento de Cartolano, que diz:
“A educação especial não tem se constituído, em geral, como parte do conteúdo curricular de formação básica, comum, do educador; quase sempre é vista como uma formação especial reservada àqueles que desejam trabalhar com alunos com “necessidades educativas especais”, diferentes, indivíduos divergentes sociais, deficientes.”
Desta forma acaba por excluir as pessoas com qualquer tipo de deficiência. Já existiu uma institucionalização, que preparava dois tipos de professores, um