Adm de projetos
1
Gestão de Projetos
CAPÍTULO 2 DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO
Prof. Ricardo Antonio
Gestão de projetos
O NASCIMENTO DE UM PROJETO. Após o conceito assumir uma forma identificável, e essa forma ter sido assumida e ter chagado a um acordo quanto ao caráter desejável, é importante esclarecer seu propósito exato, isto é, rascunhar objetivos, escopo, resultado e custo, e identificar os interessados. Recomenda-se precaução da seletividade na escolha dos confidentes, pois muitas boas idéias morrem na infância por rejeição precipitada ou oposição secreta de alguém contrário à mudança ou a uma situação que poderia ameaçar prioridades pessoais.
Prof. Ricardo Antonio
Gestão de Projetos
PESANDO AS ALTERNATIVAS. 1. O que exatamente deve ser alcançado? 2. Quase resultados são importantes, quais são desejáveis mas não tão importantes? 3. O que não deve ser incluído (impedimentos)? 4. Como o “objetivo” do projeto poderia ser mais bem alcançado? 5. Quanto tempo levará para que se alcancem resultados e quando seria sensato começar? 6. Quanto custará e de onde virão os recursos? 7. Que oposição poderia ser alcançada, por que e por parte de quem?
Prof. Ricardo Antonio
Gestão de projetos
CONSIDERANDO A METODOLOGIA
Modos alternativos de alcançar os objetivos do projeto podem ser propostos para consideração. Uma boa idéia é explorar cada um deles em lugar de descartar opções menos atraentes. Um quadro claro e bem detalhado de cada alternativa conduzirá a uma decisão bem fundamentada em méritos e à melhor escolha final.
Prof. Ricardo Antonio
Gestão de projetos
ARMADILHAS E PRESERVAÇÃO DO CONCEITO Muitas armadilhas podem estar relacionadas a um simples problema na comunicação e os conceitos do projeto são passíveis de incompreensão e manipulação. A menos que as dificuldades sejam superadas nas fases iniciais, percepções discordantes e aspirações de potenciais interessados podem-se transformar em falsas expectativas. Ler o estudo de