A formação de professores e seu reflexo no trabalho de inclusão na escola pública
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU REFLEXO NO TRABALHO DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA
REGISTRO
2009
RESUMO
O presente trabalho visa a abordar o assunto Educação Inclusiva, partindo-se da formação inicial e continuada dos professores. Acreditamos que essas estão carregadas de elementos que em muito interferem no trabalho em sala de aula. Existe a necessidade de reflexão dentro dos cursos de formação pois ainda Professores se sentem despreparados diante dos casos de inclusão nos mais diversos enfoques. Para tal estudo buscamos a pesquisa de campo com Professores dos mais diversos segmentos e tempo de atuação bem como Coordenadores do curso de Pedagogia. Também, a pesquisa bibliográfica foi realizada buscando-se referenciais teóricos dentro do tema. Para que se efetive a inclusão na Escola Pública deve-se voltar o olhar na formação do recurso humano que é o Professor. Com essa postura a insegurança e o preconceito estarão minimizados tornando a prática escolar eficaz para a formação do cidadão, buscando a sua inserção na sociedade.
Palavras-chave: formação de professores; escola inclusiva; matrizes curriculares
INTRODUÇÃO
O foco da nossa investigação foi a inclusão escolar no que diz respeito aos cursos de formação inicial e continuada os quais tem papel relevante dentro do preparo do profissional a atuar na escola pública diante das diversas modalidades de inclusão. Assim, nosso trabalho visa a reflexão sobre a qualidade dos mesmos.
Inúmeras ações reafirmaram a necessidade de se garantir a educação para crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais dentro do sistema regular de ensino, seja no âmbito nacional (Constituição Federal – Art. 208 – Inciso III e Lei 9394/96 – Artigo 4º Inciso III), seja em âmbito internacional (Declaração de Salamanca/1994).
Atualmente a formação