Formas de governo
Totalitarismo é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").
Pode ser resultado da incorporação do Estado por um Partido (único e centralizador) ou da extensão natural das instituições estatais. Geralmente, é um fenômeno que resulta de extremismos ideológicos e uma paralela desintegração da sociedade civil organizada. A distinção entre totalitarismo de direita (Nazismo, Fascismo, Franquismo etc...) e de esquerda (Estalinismo, Maoísmo etc...) é insuficiente para compreender suas particularidades, funcionamento e aspirações enquanto regime político da modernidade.
O totalitarismo é um regime inserido na 'sociedade de massas', não existindo enquanto tal antes do século XX. São paradigmas na história os regimes totalitários de Adolf Hitler e Josef Stalin, respectivamente na Alemanha e na União Soviética.
O anarquismo pode ser definido como uma doutrina, um conjunto de princípios políticos, sociais e culturais que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação, seja ela política, econômica, social ou religiosa.
Em um básico resumo: os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável, sem a incorporação de ações violentas. Sendo assim, os anarquistas acreditavam que todas as instituições que possuíam poderes sobre a população, impediam o alcance da total liberdade, incluindo, além do Estado, igrejas e muitos outros costumes também são criticados, pela chance de domínio que eles têm para com as pessoas.
Dessa forma, a existência de classes sociais seria consequentemente abolida, pois estas mesmas seriam combatidas por meio da extinção de propriedades