Relatório de visita ao hospital são josé – alegre/es com aspectos relacionados a biossegurança
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ALESSANDRO ABREU VIANA
RELATÓRIO DE VISITA AO HOSPITAL SÃO JOSÉ – ALEGRE/ES COM ASPECTOS RELACIONADOS A BIOSSEGURANÇA
ALEGRE
2009
ALESSANDRO ABREU VIANA
RELATÓRIO DE VISITA AO HOSPITAL SÃO JOSÉ – ALEGRE/ES COM ASPECTOS RELACIONADOS A BIOSSEGURANÇA
Relatório apresentado a Professora Teresa Cristina Ferreira da Silva, da Disciplina de Biossegurança nas ações de Enfermagem; para critério de avaliação e aprovação.
ALEGRE
2009
RELATÓRIO
1 – INTRODUÇÃO
Esterilização é o ato que consiste em tornar algo estéril, ou seja, é um ato de destruir os microrganismos que existem nos materiais e ou substancias, os quais devem ser estéreis para a realização dos procedimentos de enfermagem e médicos. Assim a Central de Materiais e Esterilização (CME) tem função primordial no desenvolvimento dos tratamentos e recuperação dos clientes, uma vez que o material estéril permite um procedimento seguro e eficaz, prevenindo das infecções hospitalares. Veremos neste relatório alguns pontos críticos observados no Hospital São José / Alegre – ES, o que nos permitira avaliar as condições de alguns setores, de fundamental importância no atendimento hospitalar e atribuído de vigilância ao profissional de Enfermagem.
2 – CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO (CME)
Segundo Graziano, Silva e Bianhi (2003), Central de Materiais e Esterilização é um conjunto de sub-setores inter-relacionados que são responsáveis pela limpeza, desinfecção, preparo, esterilização, armazenamento seguro e distribuição de artigos médicos hospitalares. Assim a CME deve ser em local de fácil acesso aos considerados setores consumidores, como por exemplo o centro cirúrgico, pronto socorro, centro obstétrico, dentre outros. Ao mesmo tempo, o contato com as unidades fornecedoras, tais