A inclusão e educação de deficientes auditivos no brasil
CURSO DE PEDAGOGIA
CLAUDIA KOERICH
ROSELI DE OLIVEIRA NERI
A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS NO BRASIL
PALHOÇA/SC
Junho de 2012
CLAUDIA KOERICH
ROSELI DE OLIVEIRA NERI
A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Professor Jaime B. Dumonte, à Disciplina de Psicologia da Educação, da 1ºFase do Curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça.
PALHOÇA/SC
27 de Junho de 2012
RESUMO
A questão da inclusão para deficientes auditivos e alunos surdos passou por muitas modificações e teve alguns avanços no decorrer dos anos, principalmente pela criação de instituições especializadas a atender estes deficientes, e também através da criação de novas leis que buscaram benefícios para estas pessoas, visando sua inclusão, melhor comunicação e integração na escola e na sociedade, buscando superar suas maiores dificuldades e tentando melhorar a formação dos professores a fim de lhes proporcionar um ensino de qualidade e evitar a evasão escolar dos portadores de deficiência, os quais como todo cidadão, tem direito ao ensino de qualidade e gratuito, independente de suas diferenças, sejam elas quais forem.
PALAVRAS – CHAVE: Deficiente Auditivo, Surdo, Educação, Inclusão, Libras.
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo relatar a história e atualidades referente a educação de deficientes auditivos e surdos no Brasil e no mundo. Falaremos sobre os conceitos e principais causas da deficiência auditiva, abordando o papel fundamental do educador nesta trajetória.
Destacamos a inclusão desses alunos no ensino regular, tanto em escolas especiais quanto comuns, e a necessidades de novas políticas de ensino e capacitação dos profissionais da educação, em especial em relação a aprendizagem da linguagem de sinais (Libras). Isso facilitaria e tornaria muito mais viável a inclusão destes alunos em escolas