Previsão de controles e perdas
Custo dos acidentes
Investigação e análise de acidentes
PCP
Planos de emergências
Transferência Risco
PGR – (Plano de Gerenciamento de Risco)
02/08/12
INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTE
Por que fazer? A principal razão para realização de uma investigação e análise de acidente é: aprender com os erros e evitar que os mesmos ocorram novamente.
O objetivo é descobrir o que realmente ocorreu, não devemos procurar quem foi o culpado do acidente. A procura de culpados deve ser excluída definitivamente.
Investigações de acidentes suportam a empresa para:
Aprender com os erros;
Melhorar o sistema de gerenciamento de SSO;
Melhorar o controle dos riscos;
Reduzir a probabilidade de recorrência e ajudar a prevenir outros acidentes;
Fundamentar o histórico dos acidentes, seus perigos e riscos;
Prover informações para reforçar a cultura de segurança.
23/08/12
Prof. Viviane
Custo do Acidente do Trabalho
Qualquer acidente do trabalho acarreta prejuízos econômicos para o acidentado, para a empresa, para a Nação. Se encararmos o acidente do ponto de vista prevencionista (não ha necessidade de efeito lesivo ao trabalhador em virtude da ocorrência), a simples perda de tempo para normalizar a situação já representa custo. Por exemplo, a queda de um fardo de algodão mal armazenado, em princípio, teria como consequências:
a) O empregado encarregado da reamarzenagem despendera esforço para o trabalho, inclusive passando novamente pelo risco inerente à atividade, desnecessário se a armazenagem inicial tivesse sido corretamente feita;
b) O empregador pagara duplamente pelo serviço de armazenagem;
c) A perda de produção pela necessidade de execução do serviço varia vezes, representa um custo para a Nação, mais sentida em caso de produtos de exportação.
Se, no exemplo anterior, um trabalhador for atingido pelo fardo e necessitar de um afastamento temporário para recuperação, citamos como consequências.
a) o operário ficará prejudicado