Fonologia(traços fonológicos)
Aluno:
Fábio Silva Tamburi
Dois Tipos de Traços distintivos:
Traços Inerentes e Traços Prosódicos
Traços Inerentes (Fonológicos)
Refere-se ao emprego dos sons com valor contrastivo, formando unidades significativas das Línguas Naturais, ou seja, “palavras”. Como os sons são organizados e funcionam na comunicação. Exemplos:
Exemplo 1: Transcrição fonética.
Pato /patu/
Bato /batu/
Exemplo 2: Diferenciar fonemas.
/ t/ e /d/ contrastam no traço de sonoridade, /d/ é sonoro, oclusivo e linguodental, o /t/ é surdo, oclusivo e linguodental.
Exemplo 3: Palatização de /t/ e /d/ antes de /i/.
Traços Prosódicos (ou supra-segmentares)
São elementos distintos da fala que não pertencem a vogais e consoantes (não são fonemas), mas os acompanham. Referem-se a como nós os dizemos.
Estes resumem-se em: Entonação, acento musical, curva melódica, duração e intensidade. Em geral, os elementos prosódicos são variações de altura, intensidade e velocidade, que utilizamos na fala.
A Entonação e os Tons
É um meio importante para diferenciar sentido a partir da variabilidade da voz durante a emissão sonora, e das variações musicais que se apreendem de modo relativo.
“A altura relativa da entonação pode indicar a modalidade funcional-semântica.”
Exemplos:
Sentimento íntimo
Estado de ânimo
Raiva
Desprezo
Ironia
Espanto
Seu pai comprou um carro?
Papel de informante na entonação
A Entonação desempenha o papel de informante, em Metalingüística, quanto à modalidade e sentido das frases no seu enunciado, determinando as frases em interrogativas, exclamativas, dubitativas, etc. Exemplo
Sendo que a frase afirmativa possui um tom final descendente, ao passo que a frase interrogativa possui um tom final ascendente.
Ele virá. ↓
Ele virá? ↑
Modalidade de Fonemas Supra-segmentais:
“Suas unidades são inapreensíveis numa partição da cadeia da fala nos seus constituintes