Fonética e fonologia
O que é?
A Lingüística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana, buscando entender quais são as características e princípios que regem às estruturas das línguas do mundo. Aos lingüistas, então, cabe estudar e formular explicações acerca das estruturas e dos mecanismos da linguagem em geral. O lingüista pode estudar a linguagem, analisando suas modificações durante um determinado período (Lingüística diacrônica ou histórica), ou, então, estudar uma determinada língua no seu estágio de evolução atual (Lingüística sincrônica).
Divisões da Lingüística
O estudo da linguagem se dá através de diversas áreas que constituem o campo da Lingüística. Algumas dessas áreas estão representadas na figura abaixo, sendo que cada uma ainda possui outras ramificações (como, por exemplo, a Fonética, que se divide em Fonética Articulatória, Fonética Acústica, Fonética Auditiva e Fonética Instrumental).
Áreas de trabalho
O estudante de Lingüística pode se dedicar a profissões relacionadas a diversas áreas de trabalho, tais como o ensino de língua materna e/ou estrangeira, o planejamento Lingüístico-social, a tradução e interpretação, a dramaturgia, a fonoaudiologia, as linguagens de surdo-mudo, a Lingüística computacional, a Lingüística indígena, a Lingüística forense, etc. Para trabalhar nessas áreas, o estudante deve se formar em Letras, dando ênfase na respectiva área de interesse e/ou se formando complementariamente em outras áreas de estudo.
Fonética articulatória
O que é?
A Fonética articulatória é um dos principais ramos da FONÉTICA, que é a ciência responsável pelo estudo dos sons utilizados na linguagem humana. Tendo como ponto de vista de análise os aspectos fisiólogicos e articulatórios da produção da fala, a fonética articulatória se encarrega da observação, descrição, classificação e transcrição dos sons produzidos.
Classificação fonética dos sons*
De acordo com a fonética articulatória, os