FONETICA E FONOLOGIA
Ilana Carla Veloso Carvalho RA: 5822159522
Josivana da Silva RA: 6618357274
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Professor: Fábio Pereira Couto
Valparaíso de Goiás 16 de Abril de 2015
Linguagem, Língua e Fala
O significado que atribuímos à linguagem é a utilização oral ou escrita da língua. Neste sentido empregamos a palavra nas expressões linguagem oral e linguagem escrita. A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm de transmitir uns aos outras informações, utilizando signos, tendo a capacidade de criar novos signos.
A linguagem escrita tem como finalidade representar a falada. A linguagem escrita é de valor incalculável para a humanidade. Basta dizer que toda a cultura do homem tem sido preservada e perpetuada, através dos séculos, pela escrita. Além disso, o ato de escrever é precioso como meio de educar, já que estimula o aluno a meditar sobre a vida e seus valores, desenvolvendo o raciocínio e apurando a sua sensibilidade.
Língua é um sistema particular de signos e regras, historicamente determinado, através do qual se exerce a capacidade da linguagem. Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. O conjunto dos signos, organizados em sistema, forma a língua, um verdadeiro código social à disposição dos indivíduos para a comunicação. Assim, o signo tem duas partes que formam um todo: o significante ( na palavra, a imagem acústica) e o significado ( conceito).
A fala designa a utilização individual e concreta de um sistema linguístico e a utilização oral da língua pelo indivíduo. Cada indivíduo seleciona, no código da língua, os elementos conforme seu gosto e sua necessidade de acordo com a situação, o contexto, personalidade e o ambiente em que vive. Dessa maneira, cada um de nós também conhece não apenas o que fala, como também muita coisa do que os outros falam, e esse é o motivo pelo qual podemos participar do diálogo com pessoas dos mais variados graus de cultura, embora