Fonética e Fonologia
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Departamento de Linguística
Curso: Linguística I (1º semestre – 2013)
Profa. Dra. Maria de Fátima de Almeida Baia
Exercício final de Fonética/Fonologia
1. Explique as diferenças e as semelhanças entre Fonética e Fonologia. (1 ponto)
Fonética e fonologia são duas áreas da linguística que estudam o som e a função dele na fala humana.
A fonética estuda o som como é produzido e percebido pelo ser humano, tanto em sua área articulatória, acústica e auditiva e descreve-o utilizando-se dos fonemas listados no IPA (alfabeto fonético internacional). A descrição fonética é realizada entre colchetes. Os sons estudados e descritos pela fonética podem ser reproduzidos por qualquer ser humano.
A fonologia por sua vez estuda e descreve os sons de uma língua específica e os descreve com barras simples inclinadas.
Ambas as áreas estão relacionadas, pois estudam os sons realizados pelo ser humano na fala, mas suas diferenças, segundo Mori, foram consolidadas em 1928, no Primeiro Congresso Internacional de Linguistas.
Referência: MORI, Angel Corbera. Fonologia. In MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Anna Christina (orgs). Introdução à Linguística: Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, p. 149, 2001.
2. Defina as unidades mínimas da Fonética e da Fonologia. (0.5)
Na fonética a unidade mínima é chamada de “fones”, que são a representação dos sons pronunciados na fala humana. Estes sons podem ser produzidos por qualquer falante e o homem é capaz de produzir inúmeros fones, alguns sendo muito próximos e indistinguíveis. Na transcrição fonética utilizamos o IPA (alfabeto fonético internacional) e os representamos entre colchetes.
Na fonologia temos os “fonemas”, ou seja, o som que é distintivo, aquele que é percebido pelo falante de uma língua específica. Bechara (2009) os define como “os sons elementares e distintivos que o homem produz quando, pela voz, exprime seus pensamentos e emoções” (p.