NÚMEROS SOBRE ABORTO NO AMAPÁ
Nas regiões Sul e Sudeste (com exceção do Rio), as taxas ficam abaixo de 20 abortos induzidos para cada cem mulheres de até 49 anos. No Norte e Nordeste (tirando Rio Grande do Norte e Paraíba), os índices ficam acima de 21 abortos por cem mulheres.
No Acre e no Amapá os número é de até 40 abortos feitos ilegalmente para cada cem mulheres em idade fértil.
Adolescentes
Segundo o estudo, 20% das mulheres do Norte já abortaram. A maternidade Mãe Luzia, único hospital público especializado no atendimento de mulheres no estado, confirma as informações da pesquisa.
De acordo com informações do hospital, 20% das mulheres que dão entrada na maternidade Mãe Luzia abortam. O maior número de casos acontece em mulheres de 12 a 19 anos de idade. Em 2006, foram realizados 7.298 partos normais, mas também foram atendidos 1.477 casos de aborto em adolescentes.
Trabalho social
As complicações podem ser irreversíveis à saúde da mulher, muitas vêm de clínicas clandestinas, que para cometer o aborto, introduzem objetos ou fazem uso de medicamentos e ervas abortivas.
Para o diretor da maternidade, Aciomar Coutinho, somente um trabalho sócio-educativo entre as adolescentes pode reduzir os índices no estado.
Reportagem: Soraia Carvalho
NR