Geoprocessamento Livro
.,,,
ri
i j '.
CAPíTULO 2 - CARTOGRAFIA
f.
I f I
II
2.1 - DEFINiÇÃO
A Associação Cartográfica Internacional define Cartografia como o conjunto de estu dos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações dire tas ou de análise de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utílização.(Oliveira, 1993).
2.2 - FORMA DA TERRA
A Terra, ao longo da história da humanidade, já foi conhecida sob diversas formas.
Pitágoras (6° séc. A.C.) e Aristóteles (4° séc. A.C.) definiram a Terra como esférica. Newton
(séc XVII) considerou-a elipsoidal. Gauss (séc, x:vrn) concluiu que a melhor forma seria a
Geoidal. Tanto a concepção da Terra plana como esférica oferecem aproximações aceitáveis para determinados fins. Dentro dos limites da topografia, por exemplo, a Terra é considerada plana e, por outro lado, para muitos cálculos astronômicos, a Terra é considerada uma esfera.
Contudo, para os geodesistas, interessados na medida precisa de longas distâncias, vezes abrangendo continentes, a Terra é vista sob sua forma real, ou seja, uma figura irregular, representada por sua real superfície topográfica, embora esta não seja apropriada desenvolvimentos matemáticos necessários ao cálculo da posição exata de pontos. As
... . sim é que foi buscada a forma geométrica que mais se aproximasse da Terra, a qual viria
.. permitir a evolução da Cartografia.
2.2.1 - SUPERFíCIE DE NíVEL - GEÓIDE
A superfície do terreno, com os seus vales e montanhas, é denominada'em Cartogra
. fia de superftcie topográfica, Essa é a superfície que, em geral, representa-se sobre um siste
IDa de coordenadas plano. Para efetuar essa transformação é necessário, primeiramente, pro jetar a superfície topográfica, ortogonalmente, sobre uma superfície de nível esférica.
Uma superfície de nível possui todos os seus pontos normais à direção da gravidade, ou seja, à vertical do lugar. Existe uma