Estudo do EJA
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: 16/03/2015
ATIVIDADE 02 – PERFIL DO ALUNO DA EJA
Com base no texto: “Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem” In: RIBEIRO, Vera Masagão. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas. SP: Mercado de letras, 2001, p. 15-43, responda as questões abaixo.
1. Caracterize o aluno da Educação de Jovens e Adultos - EJA:
a) O adulto: trabalha, família, experiência de vida
b) O jovem: tempo, oportunidades maiores,
2. Por que a reflexão acerca da condição de “não-crianças” dos jovens e adultos é importante para se pensar no processo de aprendizagem na EJA?
R: O adulto traz consigo uma carga grande de conhecimento, reflexões sobre tudo a sua volta e assim acaba trazendo diferentes dificuldades habilidades e dificuldades.
3. Descreva os pontos que contribuem para a condição de excluídos dos alunos da EJA, segundo Ribeiro.
R: Vergonha de frequentar a escola depois de adultos, insegurança quanto à sua própria capacidade para aprender por conta da idade e sentem-se derrotados. Vida marcada por diferentes situações de exclusão socialmente produzidas em uma sociedade desigual. O indivíduo é excluído não por ser diferente, mas por ser considerada não semelhante, uma pessoa à parte dos meios modernos de consumo. Com os efeitos da economia globalizada e da rápida mudança na era da informação, há uma aceleração e ampliação desse processo de exclusão social, pois as possibilidades de ação das camadas populares são limitadas..
4. Explique a colocação de Ribeiro (2001, p. 22): os jovens e adultos são definidos “como um grupo relativamente homogêneo no interior da diversidade de grupos culturais da sociedade contemporânea”.
R: O problema que aqui se coloca é o da homogeneidade e da heterogeneidade cultural, do confronto entre diferentes culturas e da relação entre diferenças culturais e diferenças nas capacidades e no