Plano de Estudos rea EJA 2013 1
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BASICA
E-mail: bga.cefapro@seduc.mt.gov.br Fone-fax: 3401 7620 / 3401 7945 / 3401-7751
Projeto Sala de Formador - 2013
Especificidade: EJA - Educação de Jovens e Adultos
Professora Formadora: Alissandra da Silva Santos Sousa
JUSTIFICATIVA
O Projeto Sala de Formador da Especificidade: Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa realizar estudos nos momentos de formação continuada buscando integrar as demais áreas de conhecimento e as Tecnologias Educacionais para o atendimento às necessidades formativas dos profissionais que atuam nessa Modalidade de Educação na rede pública de Ensino, cuja finalidade é a aprendizagem dos educandos jovens e adultos.
Estudar, nesse contexto, implica considerar a concepção de “aprendizagem por toda a vida” e também que os conteúdos, os objetivos, os metódos, os processos, os instrumentos tecnológicos variam de espaço tempo a espaço tempo e isso implica diretamente sobre a atuação pedagógica do educador. Desse modo, considerando a necessidade de se compreender a construção da identidade dos educadores e, especialmente, os educandos que atuam nessa modalidade serão realizados estudos sobre as teorias que embasam a Andragogia, ou seja, como o adulto aprende. Contarei com a participação em nossos estudos da professora que atua como Técnica Educacional no Cefapro e da professora Coordenadora Pedagógica do CEJA – Marisa Mariano, pois a Especificidade EJA no CEFAPRO conta apenas com uma professora formadora, o que inviabiliza os estudos. Assim entendo que necessitamos do outro para discutir e socializar as dúvidas e compreensões sobre os autores estudados na perspectiva da dialética.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Educação na perspectiva da formação continuada garante a nós, educadores, o direito a nos constituírmos como sujeitos do processo educativo, como nos alerta Freire (1993) quando diz que