Relatorios Brasil I
FACULDADE SUMARÉ
TATUAPÉ I
ERIKA VIEIRA GIORDO CAMPOS
Relatórios referente ás aulas ministradas sobre História do Brasil
SÃO PAULO
2015
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
TATUAPÉ I
Relatórios referente ás aulas ministradas sobre História do Brasil
ERIKA VIEIRA GIORDO CAMPOS – RA 1420794
Trabalho realizado para a disciplina História do Brasil I como exigência no curso de Historia IIº Semestre turma A, do Instituto Sumaré de Educação Superior – ISES Faculdade Sumaré Tatuapé I.
Orientador: Prof. Tiago Boim
SÃO PAULO
2015
Autor: CAIO PRADO JUNIOR.
Livro : Formação do Brasil Contemporâneo.
Capitulo: O sentido da Colonização.
Portugal antes de iniciar a colonização do Brasil já vinha de um processo de colonização da Africa e da Asia, alias toda a Europa era dominadora e a questão da colonização do Brasil era um pequeno detalhe para eles, pelo menos no início.
Os colonizadores passaram a se dividir entre quem ia para os setores temperados e quem ia para os trópicos, os europeus só iam para os trópicos caso fosse sua vontade e se houvessem outras pessoas para trabalhar por eles. Nos trópicos os fazendeiros exploravam a terra em larga escala e tinham muitos subordinados trabalhando para ele, então viviam nessa relação de dependência e seu trabalho era apenas para própria subsistência, essa não era a vontade dos colonos, mas até que se adotassem a pratica da Mão de obra escrava eles tinham que aceitar essa situação.
No Brasil não houve trabalhadores brancos porque nem na Espanha, Portugal ou Inglaterra havia pessoas dispostas a emigrar a qualquer custo para terras desconhecidas. Em meados do século XVI em Portugal a maior parte do território era inculta e abandonada, faltavam trabalhadores, então aumentou a mão de obra escrava (mouros) e negros