Estudo de caso EJA
Alunos: Lindomar e Karla
Caso 01
01 – Em um primeiro momento, podemos observar várias teorias relacionadas ao caso, no cotidiano escolar ocorrem por inúmeras vezes, no caso citado observamos um tipo de comportamento bem comum. Na ocasião, o professor poderia ter utilizado outro mecanismo para atrair e despertar interesse naquele grupo de alunos. É de fato e reconhecível que as instruções de como realizar a prova estavam ali fixados, uma vez que os demais alunos e grupos realizaram sem mais problemas, mas, o professor, sendo este o árbitro nas questões, sejam elas quais forem na sala de aula e, agindo de bom senso e não generalizando os métodos em sua totalidade e, atitude de um dos membros do grupo foi muito deselegante dirigida ao professor.
02 – Uma vez que a prova já estava agendada em calendário conhecido pelos alunos, o professor, buscando ajudá-los disponibilizou a avaliação em grupo de três e juntamente com um roteiro a ser seguido por eles. Não se torna justificável o tipo de atitude que o grupo abordou, sendo que em um conjunto de vinte e nove alunos, apenas três agiram de forma não condizente com o comportamento que se julga aceitável.
Caso 04
1 - O professor de informática foi muito gentil em propor colaboração. A interdisciplina, quando bem feita se torna válida. Os conteúdos não deveriam ser trabalhados tão separados, como se fossem distintos, com certeza dá para fazer ganchos e trabalhar com outras disciplinas dentro do mesmo tema proposto, como foi o caso da disciplina de Logística que precisou do auxílio para a montagem do powerpoint da tarefa proposta.
2 - O professor de informática demonstrou-se muito colaborativo no sentido de liberar as aulas para a produção dos trabalhos em sala de aula. Ele está fazendo a sua parte, está dando a chance aos alunos que realmente tem interesse em realizar a tarefa e cumpri-la no prazo previsto.
3 - A punição estará na avaliação do trabalho proposto. Acredito que os professores de Logística