Evasão escolar no ensino médio
“Evasão do aluno da EJA do Ensino Médio na EEEFM ”X” do Município da Serra/ES.”
Vitória, ES, 2012
Introdução
O objetivo principal desta pesquisa é refletir sobre a evasão da Educação Média de Jovens e Adultos (EJA), possibilitando verificar que esta interfere na construção do modelo de escola que o sistema democrático da sociedade deseja. Presumidamente, a evasão vem sendo frequentemente identificada como um dos principais problemas do sistema educacional brasileiro. Há um distanciamento entre a legislação vigente (LDBEN9394/96- ART 2º) e a realidade encontrada nas escolas públicas, sobretudo na rede estadual do Espírito Santo, enquanto por um lado o governo floreia informações, do outro, a dura realidade, a escola não tem tido espaço para apropriação do conhecimento.
Na medida em que a evasão é um problema bastante evidenciado nesse ambiente escolar, faz-se necessário uma reflexão a respeito dos fundamentais fatores que levam ao seu crescimento, devendo ser pesquisados dentro do próprio ambiente.
Uma proposta viável para resolver esse problema, necessitaria abranger um complexo de variáveis que afetam tanto a escola quanto a comunidade. Ao invés de simplesmente culpar a comunidade escolar pelas altas taxas de evasão, a atenção deveria ser focada na administração interna das escolas de forma a reduzir a incidência de evasão. Isso sugere que ao menos parte de uma solução viável do problema de evasão escolar nas escolas, envolva uma revisão abrangente das políticas da gestão escolar, e da forma como essas políticas vêm sendo implementadas nas escolas.
Na escola é permitido ter dificuldades, só não é permitido que se renuncie á busca de caminhos para uma solução, de uma convivência ou de uma administração dessa dificuldades e isso passa pelo compromisso e comprometimento do gestor escolar, pois dele nasce o equilíbrio do sucesso escolar ou da evasão escolar como produção tributária das instancias extra-escolar.
PROBLEMA
Porque os