Causas da evasão escolar no ensino médio de araguaína: operação resgate
CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DE ARAGUAÍNA: OPERAÇÃO RESGATE Plinio Sabino Sélis1; Evania Soares Rippel2; Fernando Almeida da Costa3
1
Professor Mestre, Coordenador do Projeto de Extensão; , UFT/Araguaína/TO; 2Monitora do Projeto de Extensão, UFT/Araguaína/TO; 3Monitor do Projeto de Extensão, UFT/Araguaina/TO.
RESUMO Há crise no ensino médio no Brasil, segundo estudos realizados, caracterizando-se em causa da conseqüente evasão escolar. Fruto, talvez, de um legado ruim do Ensino Fundamental, como baixa proficiência e defasagem idade-série, significativos na limitação das possibilidades de ingresso, permanência e conclusão do ensino e no acesso ao ensino superior. A presente proposta objetivou refletir causas da evasão escolar em quatro escolas públicas de ensino médio em Araguaína/TO. Para a concretização desse estudo, optou-se pelo método de abordagem hipotético-dedutivo, por se iniciar pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual se formulam hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa-se a predição da ocorrência do fenômeno E o método de procedimento monográfico devido ao estudo de sujeitos específicos – estudantes considerados evadidos do ensino médio, com a finalidade de obter generalizações, examinando o tema escolhido (a evasão escolar), por meio da observação de fatores que o influenciaram em diversos aspectos. Dos resultados, ainda que parciais, tem-se o resgate de alunos evadidos que se comprometeram a voltar aos estudos, depois de vários contatos realizados por estudantes do Primeiro Período do Curso de Letras da Disciplina Sociologia da Educação, ministrada pelo Coordenador do Projeto de Extensão. Dos resultados parciais alcançados, conclui-se que há extrema necessidade de uma política educacional voltada à manutenção do aluno na escola, de parte do Estado; e de um programa de assessoria ao estudante em suas dificuldades, quaisquer que sejam elas, de parte da escola.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio.