Projeto Evasão Escolar
Serviço Social
EDUCAÇÃO: evasão escolar
Unaí – MG
2013
EDUCAÇÃO: Evasão escolar
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Facisa, como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Metodologia Cientifica.
Professor (a): Elaine Stopa
Unaí – MG
2013
INTRODUÇÃO
Hoje no Brasil, a evasão escolar se constitui como um problema que cresce cada vez mais, afetando principalmente as escolas públicas, merecendo assim certa atenção, pois não se trata de um problema restrito a algumas instituições de ensino, mas sim, um problema de ordem nacional, que afeta principalmente as classes mais desfavorecidas da sociedade.
Sendo identificados vários fatores que desencadeiam essa situação, o maior índice de evasão escolar está relacionado a necessidades dos jovens trabalharem para ajudarem na renda da família e prover seu próprio sustento.
Outros fatores também são considerados parte da evasão, como o não comparecimento dos alunos matriculados em sala de aula, sendo isso uma das principais causas da repetência escolar, desencadeando outros problemas como distorção de idade/série levando a evasão.
Segundo a visão de Arroyo (1997, p.23)
Na maioria das causas da evasão escolar, a escola tem a responsabilidade de apontar a desestruturação familiar e o professor e o aluno não tem responsabilidade para aprender o tornado se um jogo de empurra. Sabe-se que a escola atual é preciso estar preparada para receber e formar estes jovens e adultos que são frutos dessa sociedade injusta e, para isso é preciso professores dinâmicos responsáveis, criativos que sejam capazes de transformar sua sala de aula num lugar atrativo e dinâmico.
Sabemos que o problema da evasão escolar, tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelas redes do ensino publico, e as consequências estão ligadas a