A evasão escolar no Ensino Médio no Brasil
CURSO LETRAS PORTUGUÊS
EDILMA DA SILVA RIBEIRO
KLÉCIA LAISE CARREGOSA DOS SANTOS
ROBERTA FERREIRA SANTOS
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Aracaju
2013
EDILMA DA SILVA RIBEIRO
KLÉCIA LAISE CARREGOSA DOS SANTOS
ROBERTA FERREIRA SANTOS
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Práticas Investigativas II, ministrada pelo Prof. Artur Campos, no 1º semestre de 2013.
Aracaju
2013
1 INTRODUÇÃO A evasão escolar no ensino médio é um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas e pelo sistema educacional brasileiro, podemos perceber que são inúmeras as razões pelas quais isso acontece, razões essas que prejudicam não só os próprios alunos como também à sociedade em geral.
O presente artigo pretende levar à reflexão todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, pois, a evasão escolar é um processo amplo que envolve vários fatores como: métodos de ensino, disciplinas curriculares, avaliações, reprovações, entre outros. Porém, não interferem no processo educacional apenas esses fatores internos, mas também inúmeros outros fatores que são externos à escola e influenciam diretamente na aprendizagem.
É lícito acentuar que as pesquisas e os estudos que analisam a evasão escolar, apontam para duas diferentes abordagens teóricas, a primeira das quais explica a situação com base nos fatores externos à escola, enquanto, a segunda se pauta nos fatores internos da instituição escolar. Os fatores externos são o trabalho, as desigualdades sociais, a relação familiar e as drogas. Os internos mais comuns estão assentados na própria escola, na linguagem e no professor. Assim, lança-se mão de parte da literatura científica acerca da evasão do Ensino Médio brasileiro para compreender os velhos e os novos dilemas. (SOUSA,