Evasão escolar no ensino médio: desafios e perspectivas
Edmilson Fernandes Doirado
RA 2012100336
Resumo: Os altos e crescentes índices de evasão escolar no Ensino Médio despertam uma discussão entre pesquisadores e educadores há muito tempo, porém essa é uma questão difícil de ser solucionada e o percentual de abandono escolar tem aumentado a cada ano. O artigo em questão apresenta como principal objetivo realizar um estudo sobre os altos índices de evasão escolar no Ensino Médio, assim como analisar as principais causas e possíveis ações mediadoras deste fator. O trabalho teve inicio e se orientou a partir de informações obtidas de documentos, artigos científicos e bibliografias relacionadas ao tema.
Palavras - chave: Evasão Escolar. Ensino Médio. Estudo.
Introdução
Investir em educação para muitos países e pais é uma forma de viabilizar o futuro de suas crianças, pois acaba sendo mais produtivo do ponto de vista social e político prevenir do que remediar. Constituindo-se a educação uma alternativa de investimento com maior retorno social disponível, gestores, pesquisadores e observadores da área social buscam a partir de experiências e práticas chegar a uma nova geração de políticas educacionais.
É preciso acima de tudo informar a população sobre a importância da educação e sua relação com a alta desigualdade brasileira. Denominamos evasão escolar o processo ocasionado quando o jovem deixa de freqüentar as aulas, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.
O Brasil possui 42,9 milhões de alunos matriculados na rede pública de ensino, segundo o Censo Escolar 2010 publicado no dia 20 de dezembro no “Diário Oficial da União”. O número representa 22,5% da população total brasileira segundo dados do Censo 2010 (190.732.694 habitantes). O levantamento feito anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação