Aviação
O presente trabalho é uma análise de factor humano como causa contribuinte para o accidente aeronáutico abordado. Objectivando realizar um levantamento desse factor no contexto apresentado, além de estudá-los , identificamos a partir do ponto de vista técnico e na ótica de legislação aeronaútica actual, visando á adequação desta para o objectivo da segurança de vôo. Esta abordagem é realizada a partir de um tratamento quantitativo, utilizando o método comparativo-dedutivo. Para tanto, foi utilizada um exemplo de relatório de um accidente aereo retirada no blog “culturaaeronautica.blogspot.pt” além de bibliografias acerca dos factores humanos em accidentes aéreos.
IntroduçÃO
A evolução tecnológica da aviação tem cada vez exposto mais o homem, que busca o domínio da tecnologia que ele mesmo criou. Fica cada vez mais provável que os accidentes ocorram cada vez mais devido ao erro ao erro humano, do que devido as falhas mecânica ou projecto.
. As aeronaves modernas são projectadas e expostas a simuladores que reproduzem qualquer possível falha antes mesmo que a aeronave tenha um protótipo.
De maneira concordante, Helmreich, um dos mais importantes estudiosos dos Fatores Humanos na aviação, afirma que, dado que seres humanos operem sistemas complexos, erros ocorrerão e que, sob situações de estresse e/ou sobrecarga de trabalho (ou trabalho monótono, ou sub-carga), a probabilidade de ocorrência de erro pode ser ainda maior (HELMREICH, 1998).
Portanto, o conceito de Fatores Humanos passou a ser de fundamental importância na aviação, especialmente na prevenção de acidentes aéreos, aplicando-se também em outros contextos.
Conceito
Segundo a International Civil Aviation Organization