Bombas
1.1.1- SEGUNDO A POSIÇÃO DO EIXO: - Bombas Centrífugas Radial Horizontal - Bombas Centrífugas Radial Vertical - Bombas Centrífugas Radial Inclinada.
1.1.2 - SEGUNDO O NÚMERO DE ROTORES:- Bombas Centrífugas Simples Estágios: São as bombas possuidoras de um único rotor como elemento propulsor da massa líquida
- Bombas Centrífugas Multiestágios
São as bombas possuidoras de dois ou mais rotores, um após outro no eixo da bomba, tendo a finalidade de proporcionar mais energia manométrica ao fluido.
1.1.3 - SEGUNDO A INTENSIDADE DE PRESSÃO- Baixa Pressão:São bombas com capacidade de elevação de coluna de líquido até 20m.
- Média Pressão:São bombas com capacidade de elevação de coluna de líquido compreendida entre 20 e 60m.
- Alta Pressão:São bombas com capacidade de elevação de coluna de líquido superior 60m.
1.1.4 - SEGUNDO O NÚMERO DE ENTRADA NA SUCÇÃO
- Bomba de Aspiração Simples ou Entrada Unilateral
Neste tipo, a entrada do líquido se faz de um lado e pela abertura circular na coroa do rotor.
- Bomba de Aspiração Dupla Entrada Bilateral
O rotor tem uma forma que permite colher o líquido nos dois sentidos opostos, paralelamente ao eixo da bomba, essa forma simétrica em relação ao plano normal ao eixo, equivale a dois rotores simples montados em paralelo, proporcionando uma descarga dupla.
1.1.5 - Segundo o Tipo de Sucção- Auto-escorvada- Não Auto-escorvada
1.1.6 - Segundo a Montagem do Conjunto:- Bomba Vertical-Esta bomba trabalha com o seu eixo na posição vertical, por este motivo tem essa denominação
Bomba Horizontal :Esta bomba trabalha com o seu eixo na posição horizontal, por este motivo tem essa denominação. Estes tipos de bomba são os mais comuns.
1.1.7 - Segundo o Projeto do Rotor
Rotores Abertos:Têm o formato semelhante ao