aviacao
1.0 SETOR AÉREO
O transporte aéreo é o modal de transporte mais eficaz, ágil e vantajoso existente, além de ter um papel fundamental no crescimento econômico do país, auxiliando no escoamento produtivo do país e no transporte de pessoas. Outro relevante fator agregado ao transporte aéreo é a integração, podendo ser interna, como em países continentais como o Brasil, Estados Unidos e Canadá, ou externa, interligando diversos países e continentes.
O setor aéreo pode ser considerado uma indústria na qual faz parte do dia a dia de milhões de pessoas no mundo inteiro, seja elas que tem a aviação como um bem de consumo, que adquirem suas passagens para qualquer motivo, como por outro lado, pode ser considerado um bem industrial, um insumo produtivo de grandes empresas responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país.
O setor aéreo é considerado estratégico no desenvolvimento de um país, devido a sua eficiência e agilidade nos deslocamentos de um ponto a outro. Grandes empresas e corporações utilizam freqüentemente o transporte aéreo para o transporte de profissionais, cargas e correspondências, pois vêem na aviação maior mobilidade, o que induz ao fechamento de contratos, negócios e conseqüentemente ao crescimento econômico. Embora o setor aéreo seja muito importante para o desenvolvimento de um país, ele apresenta características peculiares como alta alavancagem financeira e operacional, pouca margem de lucro as empresas, baixa rentabilidade, intensivo em tecnologia, e possui uma demanda derivada, ou seja, seus usuários utilizam o serviço com a intenção de atingirem um fim último, e não utilizam o serviço como um bem final, nenhum usuário consome transporte aéreo com o objetivo de usufruir apenas de seus serviços, a viagem e a utilização do transporte aéreo esta relacionada com o que o usuário irá fazer em seu destino final. Atualmente no mundo todo o cenário do setor aéreo é favorável e com visível potencial de