AVIAÇAO
Wagner Ricardo Samaniego2
Ivanir Casagranda3
RESUMO: Este presente trabalho tem por objetivo esclarecer e discorrer sobre os aspectos e especificidades de um profissional dos aeroportos brasileiros, denominado Fiscal de Pátio. Este profissional não é apenas um sinalizador, que utilizando a indumentária normativa baliza as aeronaves para o posicionamento correto no pátio de manobras do aeroporto. É o trabalhador que pelo caráter de sua atuação demanda inúmeras obrigações e responsabilidades, tanto de coordenar a posição das aeronaves, como também fiscalizar as atividades que são desenvolvidas na área de movimento operacional. Com os crescentes aumentos da demanda no transporte aéreo, notadamente pela quantidade de pessoas nos aeroportos, a exigência, o comprometimento e a responsabilidade do fiscal de pátio acresceram vertiginosamente. Mostrar o perfil desse profissional é importantíssimo já que, na linha de frente dos nossos aeroportos, desempenha com esmero as suas atribuições, mas sem perder de vista a necessidade de aperfeiçoamento, valorização e a busca pela excelência.
PALAVRAS-CHAVE: 1.Fiscal de Pátio. 2.Aeronaves. 3.Comprometimento. 4.Valorização. 5. Excelência.
__________________________
INTRODUÇÃO
O profissional denominado Fiscal de Pátio é o trabalhador aeroportuário que tem dentre as várias prerrogativas e responsabilidades, a coordenação e fiscalização das operações aeroportuárias e aeronáuticas da aviação civil nos aeroportos brasileiros.
Esse profissional é colaborador da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - empresa de rede nacional que fornece insumos e serviços à infraestrutura aeroportuária do país, administrando e provendo relevantes atividades nas áreas de segurança, operações e navegação aérea. A Infraero administra 67 dos principais aeroportos brasileiros e grupos de navegação aérea.
No âmbito da gestão