Tecnologia e metodologia: como interligá-las?
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO (UEMANET)
POLO TIMBIRAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE 1- Tecnologia e metodologia: como interligá-las?
Lucianno Rodrigues de Oliveira
Timbiras
2014
Nos dias atuais, temos diante de nós duas modalidades de Educação: presencial e a distancia. A modalidade de ensino presencial consiste em um modelo sistemático e organizado de ensino. O mesmo é estruturado e administrado segundo determinadas leis e normas. Nessa modalidade as disponibilidades de tempo, de espaço e da presença do educador são interdependentes. O processo somente ocorre se todas essas variáveis estiverem presentes e forem satisfeitas simultaneamente para o cumprimento de cronogramas de conteúdos pré-estabelecidos. No modelo presencial, o educador é o grande responsável pela transmissão do conteúdo e nos demais, este deverá ser transmitido por outros meios, métodos e ter uma estruturação diferenciada que possibilite a autoaprendizagem em uma base individual e coletiva ou colaborativa.
Na modalidade de Educação a Distância os conceitos de tempo e espaço são alterados e são reconhecidos como variáveis não pré-fixadas. O conceito de simultaneidade das variáveis presentes no ensino presencial é alterado, oferecendo uma nova possibilidade para a adequação do processo educacional às necessidades do mercado, adequando o tripé educando/ escola/educador para educando/sociedade/tecnologia.
Esta modalidade de educação é efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais. (MORAN, 2009).
Educação a distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizados, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais