ATIVIDADE AVALIATIVA CECILIA EJA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD
POLO IEDUCARE
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINAS: TEORIA LITERÁRIA, TEORIAS DO LETRAMENTO,
DIREITOS HUMANOS.
FRANCISCA CECÍLIA
DESAFIO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Tutora Profª.
SOBRAL/CEARÁ
25 de maio de 2015
1
INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos, EJA, tem grande importância e relevância em nossa sociedade, pois é responsável pela escolarização de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular da educação ou que por algum motivo tiveram que interromper os estudos.
A Legislação Educacional já reconhece essa modalidade de ensino, e isso ocorreu devido a campanhas de alfabetização que marcaram a década de 40, consolidando-se como assunto de política nacional, por força da Constituição de 1934 que determinou a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário para todos.
A Educação de Jovens e Adultos foge do padrão regular de ensino, pois é voltada para um segmento totalmente diferente, jovens e adultos trabalhadores, em sua grande maioria, chefes de família, pais, mães que percebem a importância de ter uma formação básica através da escola, seja por sua própria vontade ou por pressões da sociedade, emprego.
Consequentemente, na EJA, as abordagens, metodologias de ensino, material didático, por se tratar de uma clientela específica, deve ser diferenciada do que encontramos no ensino regular. Com esta nova visão de educação de adultos, ocorreu uma preocupação no método de ensino, ou seja, na metodologia utilizada para alcançar o público desejado, através de uma reflexão sobre o social no pensamento pedagógico brasileiro, através de esforços realizados pelos mais diferentes grupos, em benefício da educação da população adulta para a participação na vida política do país.
Jovens e adultos devem perceber que nunca é tarde para voltar a estudar, mais conhecimento nunca é ruim e demais, sempre agrega à formação da pessoa, cada um traz consigo as suas experiências