Práticas pedagógicas de alfabetização
CLARINHA NORATO
Esse trabalho trata-se de quatro propostas de atividades ou de estratégias de alfabetização que podem ser elaboradas respectivamente, nas seguintes modalidades de ensino: EJA-Educação para Jovens e Adultos, primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental (alfabetização matemática e alfabetização oral e escrita) e Educação Indígena para alunos de comunidades que utilizam a língua kaingang.
Atividade pedagógica para um grupo de jovens e adultos
Através de uma conversa informal, os alunos são convidados a comentar suas preferências na alimentação. Em seguida, o professor pede que os alunos coletem rótulos de produtos industrializados ou gravuras de alimentos naturais que consomem. Depois dessa coleta, faz-se uma leitura e análise desses rótulos identificando o produto, marca, data de validade ou outro atributo do interesse do aluno. Pode-se fazer uma pesquisa sobre alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde. Em seguida, elabora-se um cartaz, colando os rótulos e desenhos e escrevendo os nomes de cada alimento, separando os saudáveis e os que devem ser consumidos moderadamente. Para finalizar, sugere-se a produção de uma lista de compras, baseada nesse cartaz, que deve ser elaborada individualmente, respeitando as preferências de cada aluno.
2- Atividade para crianças do primeiro ano do ensino fundamental empregando o conceito de correspondência biunívoca
Os objetivos dessa atividade são: reconhecer quantidades e estabelecer uma correspondência biunívoca entre elas. Nesse jogo, o professor deve utilizar um cubo com numerais de 1 a 6, um tabuleiro separado pelo meio, com desenhos iguais, nos dois lados, representando as quantidades de 1 a 6 . Por exemplo, um coração, duas maçãs, etc., e 50 fichas. Esse material é para cada dupla de alunos, que jogarão sentados, de frente um para o outro e lançarão o dado, alternadamente. Conforme o