DIREITO À EDUCAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA POLÍTICO-PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O artigo em pauta objetiva refletir sobre a educação de jovens e adultos, trata-se da problematização de uma experiência realizada por um dos autores em um município na região das Missões no estado do Rio Grande do sul com uma turma de EJA. À luz do referencial teórico de Paulo Freire e outros autores procura-se externar concepções atuais de andragogia no desenvolvimento do trabalho com estudantes que não tiveram acesso ou oportunidade de estudar na idade apropriada. O educador desta modalidade de ensino deve estar consciente das esferas de constituição humana na intenção de conceber a identidade deste aluno de forma positiva incentivando-o a aprender e permanecer na escola para concluir seus estudos e assim capacitar-se ao exercício da cidadania.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação de jovens e adultos. Práticas pedagógicas.
Um sujeito com novas oportunidades
O enfoque de abordagem desta reflexão é a Educação de Jovens e Adultos-EJA. Nosso intento é problematizar os saberes de nossas experiências com essa modalidade de educação. O público que compõe a EJA, é basicamente de indivíduos provenientes de contextos sociais, econômicos, culturais e faixas etárias distintos, que não tiveram condições de ingressar ou permanecer na escola na idade considerada apropriada.
É indispensável ter-se, inicialmente, uma visão mais panorâmica das razões que acarretam a não presença ou semipresença destes sujeitos em escolas regulares. Utilizamo-nos de relatos de vida e experiências trajadas nos caminhos percorridos por alunos da turma de alfabetização, na qual um dos autores foi docente, no ano de 2013 . Trata-se de estudantes que frequentavam uma escola pública estadual de um município da região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul. Pretendemos teorizar, sistematizar e analisar criticamente esta experiência à luz do contexto das políticas atuais voltadas a esta modalidade de ensino.
Em um primeiro momento gostaríamos de dizer que os relatos com esta