Gases
Neste trabalho, veremos a função e o que são os gases químicos, equações gerais dos gases, E as transformações, isotérmicas, isocoticas, isobáricas.
Os Gases ...
Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção. Os gases são substâncias cujas moléculas perdem totalmente a atração entre si e se dispersam muito umas das outras, além disso, estas moléculas estão sempre em movimento desordenado. Este movimento faz com que algumas partículas se choquem quando estão confinadas em algum recipiente, e este choque gera o que chamamos de pressão que o gás exerce sobre determinadas superfícies.
Um gás, seja ele qual for, pode sofrer três tipos de variação: de volume, temperatura e de pressão. Estas são as variáveis de estado, vejamos a definição para cada uma:
Pressão: a pressão de um gás pode ser definida como a força que o mesmo exerce na direção perpendicular sobre a área de uma dada superfície.
Volume: é impossível determinar o volume exato de um gás, pois sempre ocupam o volume total do recipiente em que estão confinados;
Temperatura: se relaciona com o grau de agitação das partículas, quanto maior a agitação maior será a temperatura do sistema.
Equação gerais dos gases ...
Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases:
Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T). Sendo assim, é possível conhecer o volume, a temperatura e pressão de um gás se nos basearmos nessa equação.
Lei dos gases ideais ... é a equação de estado do gás ideal, um gás hipotético formado por partículas pontuais, sem atracção nem repulsão entre elas e cujos choques são perfeitamente elásticos (conservação do momento e da