Informações para trabalhos de pesquisa
O projeto se inicia com uma introdução, a qual deve conter a contextualização do tema sob investigação; a contextualização da empresa ou empresas que serão investigadas para estudo de caso único ou estudo de casos múltiplos, respectivamente; a problematização da pesquisa; o objetivo geral e os específicos e, finalmente, a justificativa. Os objetivos (geral e específicos) e a justificativa podem ser subdivididos por uma numeração assim “1.1 – Objetivo Geral, 1.2 – Objetivos Específicos e 1.3 – Justificativa.
Na introdução você deve fazer uma contextualização do tema inicialmente. Aqui você pode apresentar considerações gerais sobre a temática, utilização de conceitos de autores sobre o tema em questão, tentando identificar uma lacuna teórica ou empírica que justifique você problematizar a pesquisa pretendida. Mas antes de colocar o problema de pesquisa você deve colocar uma pequena descrição da empresa que será pesquisada, deixando claro o que nela existe que merece uma investigação em termos do tema de pesquisa pretendido. Este procedimento serve apenas para aquelas situações que envolvam o estudo de caso de uma organização ou de mais de uma organização (estudo de casos múltiplos).
Na problematização você deve apontar alguma situação da organização que merece ser investigada e que esteja alinhada com a lacuna teórico-empírica identificada na literatura sobre o tema. O problema deve vir sob a forma de uma pergunta.
Logo após a problematização, você deve apontar o objetivo geral e os específicos da pesquisa. Lembre-se que eles são escritos no infinitivo e que os objetivos específicos operacionalizam o objetivo geral. Tenha cuidado para não colocar um objetivo geral que seja exatamente a pergunta da sua pesquisa, embora eles sejam um pouco parecidos. A diferença é que o objetivo geral deve ser mais completo que a pergunta. Da mesma forma, não permita que nenhum objetivo específico seja igual ao