ED Bioquímica
Centro de Ciências da Saúde
Instituto de Bioquímica Médica
Disciplina: Bioquímica Ff I
Docente: Francisco Prosdocimi
Conteúdo: ED1 – Estudo dirigido
Rio de Janeiro 2.2014
ED1 – Estudo Dirigido
1) A partir do início do século XX, a idéia de que a vida possui propriedades únicas, maravilhosas e desconhecidas (vitalismo) começou a morrer. Finalmente, através dps estudos de genética e bioquímica, era possível associar as ciências físicas, químicas e biológicas num só contexto amplo e coerente. A biologia molecular trouxe, para a biologia, um tipo de rigor lógico e matemático antes só aplicado nas ciências exatas.
a) Quais os desenvolvimentos você acredita que permitiram à biologia integrar-se à química e a física, matando assim o vitalismo?
Os filósofos antigos acreditavam que todo organismo vivo possua ia uma força divina, misteriosa, que dava vida aos organismos, o nome dessa teoria é o Vitalismo. Porém, com o avanço da biologia, química e física, descobriu-se que todo organismo vivo é composto de matéria inanimada. Todos os seres vivos são formados por moléculas inanimadas, que estudadas isoladamente, se comportam segundo todas as leis da física e da química, ou seja, o comportamento de uma matéria inanimada, porém os organismos vivos apresentam suas peculiaridades, os quais não são encontrados num conjunto de matéria inanimada.
b) Qual a relação moderna entre física, química e biologia?
No início a biologia tratava de problemas puramente descritivos. Mas aos poucos, com os avanços tecnológicos, foi possível penetrar no interior dos corpos vivos, inicialmente do ponto de vista global, e atualmente, do ponto de vista molecular.
Assim, as propriedades físicas e químicas da matéria, onde se destacam áreas como a termoquímica, a mecânica quântica, a cinética química e a eletroquímica puderam ser aplicadas para descrever fenômenos biológicos. Estas análises variam desde interpretações das