trabalhadores e sindicatos no brasil
Marcelo Badaró Mattos
Trabalhadores e Sindicatos no Brasil
Rio de janeiro
10 de Setembro de 2014
Capítulo 1
A formação da classe trabalhadora: primeiros momentos (1876 – 1912)
João de Mattos – Padeiro
Segundo o autor, João de Mattos seria um dos primeiros a iniciar as lutas trabalhistas. Organizou em Santos o primeiro “levante geral” (greve) em padarias, na qual se deu a fuga dos trabalhadores escravizados, através de cartas de alforria falsas. Depois no Rio de janeiro, também organizou muitos outros levantes, originando: O Bloco de Combate dos Empregados em Padarias, onde tinha como lema: “Pelo pão e pela liberdade”.
Abolição da escravidão (1888)
Com a abolição da escravidão, as lutas de João de Mattos não estavam terminadas, já que agora eram definidos como trabalhadores “livres” (escravizados livres segundo João de Mattos), o que na realidade só permitia que o “trabalhador” escolhesse quem seria o seu Senhor.
Essa nova fase da luta dos padeiros gerou então em 1890 a Sociedade Cooperativa dos Empregados em Padarias no Brasil, que tinha como objetivo reunir recursos para comprar padarias, eliminando os patrões. Porem tal associação deu errado.
Sendo assim 8 anos depois foi criada a Sociedade Cosmopolita Protetora dos Empregados em Padarias, quer tinha como objetivo o auxílio mútuo visando os interesses dos profissionais associados.
1a Greve geral dos trabalhadores no Rio de Janeiro (1912)
No início do século XX, João Mattos perdeu sua força. No entanto deixou fortes marcas dando origem a 1a Greve geral dos trabalhadores no Rio de Janeiro. Antes mesmo da greve muitas outras associações se formaram com ideais assistencialistas e abolicionistas
Círculo Operário Italiano, 1881, organização de imigrantes que promoveu espetáculos para arrecadar fundos para comprar a liberdade.
Clube Abolicionista Gutemberg, 1880, que se encarregou da compra de alforrias e instituiu uma escola noturna e gratuita.