Organizações sindicais
1.1 O QUE SÃO ESSAS ORGANIZACÕES SINDICAIS
São basicamente sindicatos, criados ara evitar a exploração por parte dos patrões, os trabalhadores passaram a se organizar em sindicatos, inicialmente na Inglaterra, são instituições que representam os trabalhadores e fazem pressão por melhores salários, melhores condições de trabalho, etc.
As leis trabalhistas em sua maioria foram frutos das reinvidicações dos sindicatos através principalmente de greves. No Brasil as primeiras leis trabalhistas datam do inicio do século XX com os sindicatos anarquistas, depois Getulio Vargas a partir de 1930 criou o ministério do trabalho e regulamentou as leis trabalhistas.
1.2 SINDICATOS
O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).
1.3 OBJETIVOS DOS SINDICATOS
Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.
Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
1.4 CENTRAIS SINDICAIS
No Brasil, existem também as chamadas centrais sindicais que reúnem sindicatos de diversas categorias. As principais são: CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical.
1.5 COMO SÃO MANTIDOS
Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições sindicais pagas pelos trabalhadores associados.
1.6 COMO SURGIRÃO, E QUAL A HISTORIA DOS SINDICATOS NO BRASIL.
Aqui no Brasil os sindicatos começaram a ser formados a partir do século XIX e está ligado ao processo de