sistemas operaionais
Primeiramente podemos simplificar o que é um computador de grande porte, ou como são conhecidos Mainframes. Devemos saber que eles são basicamente servidores que realizam o processamento de um volume muito grande de informações. Com a capacidade de executar múltiplos sistemas operacionais, o mainframe funciona como várias máquinas virtuais.
Os SO para computadores de grande porte são sobretudo orientados para o processamento simultâneo de muitos jobs (grande quantidade de E/S)
Oferecem normalmente três tipos de serviços:
• Em lote (Batch): Um sistema em lote processa jobs de rotina sem a presença interativa do usuário.
• Processamento de transações: administram grandes quantidades de pequenas requisições. Ex.: Processamento de verificações em um bando.
• Tempo compartilhado: permite que múltiplos usuários remotos executem seus jobs simultaneamente no computador, como na realização de consultas a um grande bando de dados.
2. Sistemas Operacionais de Serviços
3. Sistemas Operacionais de Multiprocessadores
Sistemas com Multiprocessadores contêm múltiplas CPUs que não estão no mesmo chip. Estes foram feitos nos anos 90 para o propósito de servidores de TI. Naquele tempo eles eram tipicamente placas de processadores que se conectavam montados dentro de um servidor. Hoje, multiprocessadores são comumente encontrados na mesma placa física e conectados através de uma interface de comunicação de alta velocidade.
Sistemas Multiprocessadores são menos complexos que sistemas Multicore porque são CPUs de chips únicos e essenciais conectados juntos. A desvantagem de sistemas multiprocessadores é que estes são mais caros, pois requerem vários chips que, por sua vez, são mais caros do que uma solução de chip único.
Um sistema multiprocessador deve, por conseguinte ser capaz de administrar a partilha da memória por vários processadores, mas igualmente de distribuir a carga de trabalho.
O