Relatorio acido e bases
Engenharia Mecânica
pROPRIEDADES FUNCIONAIS DE ÁCIDOS E BASES E VOLUMETRIA
Jonas Pelegrino
Pedro Leal
Rique Reis
Salvador, Bahia, Brasil
2013
pROPRIEDADES FUNCIONAIS DE ÁCIDOS E BASES E VOLUMETRIA
Por
Jonas Pelegrino
Pedro Leal
Rique Reis
Relatório referente à prática de Estudo de soluções e de indicadores ácido-base do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC 2013.2, referente à disciplina de Química Prática, ministrada pelo professor Fabiano de Medeiros.
Salvador, Bahia, Brasil
2013
Fundamentação Teórica Para realizar os experimentos e entendê-los, é necessário conhecer o estudo dos ácidos e bases. A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que – em solução aquosa – liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Tais substâncias podem ser identificadas pelo seu pH (escala entre 0 e 14, a qual define o potencial hidrogeniônico das substâncias), os ácidos possuem pH abaixo de 7, já as bases possuem pH acima de 7. Logo, utilizando de papel de pH ou de outras substâncias (as chamadas indicadores de pH, as quais em contato com ácidos ou bases adquirem uma cor especifica) como fenolftaleína, azul de bromotimol, entre outros.
Também é preciso saber como realizar o cálculo da molaridade, concentração comum, título. Os mesmos são realizados da seguinte maneira:
Onde,
= Molaridade do Ácido Acético
= Volume do Ácido Acético
=Molaridade do Hidróxido de Sódio
=Volume do Hidróxido de Sódio = Concentração do Ácido Acético = Concentração em percentagem do Ácido Acético = Massa Molecular do Ácido Acético
OBJETIVOS
Ensinar aos alunos o uso dos indicadores de pH, seja pela observação da variação de cores na solução ou pelo uso do papel de pH.
Ensinar aos alunos como classificar ácidos e bases.
Determinar o teor de ácido