Relatório Ácido Base
Determinação do caráter Ácido Base das substâncias
Nomes: Carolina Sanches nos.: 09 1º Química Turma A
Profª.: Maria Carolina
Determinação do caráter Ácido-Base das substâncias
Introdução:
É comum encontrarmos informações nos frascos de diversos produtos como contendo substância perigosa à saúde, advertindo-nos sobre as possibilidades de causarem vários acidentes como queimaduras, irritações do sistema respiratório, irritações da pele, entre outras.
Normalmente a cultura popular associa essas características à presença de compostos chamados “ácidos”, nesses produtos. Por outro lado, não é do conhecimento comum das pessoas que nem todas as substâncias que apresentam essas características podem ser chamadas de ácidos. Vamos encontrar essas mesmas características em outro grupo de substâncias que são chamadas de “bases”. Para identificarmos o caráter ou tendência ácido-básico de uma substância ou de uma solução, podemos fazer uso de outras substâncias, chamadas indicadores ou, de aparelhos (pHmetros) que indicam se um material tem características ácidas ou básicas. Da mesma forma que podemos classificar substâncias e soluções como apresentando um caráter ácido ou básico, também vamos encontrar outras cujo comportamento não será nem ácido e nem básico, sendo classificadas como neutras.
O bioquímico dinamarquês Sörensen criou o conceito de pH quando pesquisava métodos de controle de qualidade da cerveja, estabelecendo uma escala numérica para determinar a maior ou menor tendência ao comportamento ou caráter ácido-base das diversas substâncias. Você provavelmente já ouviu falar em “pH” em comerciais de xampús, produtos de limpeza, sabonetes, nos problemas relacionados à chuva ácida, correção de pH de solos na agricultura, no