Relatório Ácido-Base
Macaé
Relatório de Reações Àcido-Base
Nome:
Capitulo 1
Introdução:
Teoria de Reações Ácido‐Base
A Primeira definição de ácido e bases foi feita pelo Quimíco Svante Arrhenius por volta de 1884 onde ela afimava baseado na condutividade elétrica das soluções que :
“Substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se fornecendo íos
H+, como um único tipo de cátion” São compostos moleculares e so conduzem eletrecidade em solução, pois há dissossiação, formando íons . Quando puros não conduzem a eletricidade”.
“Substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se fornecendo íons hidroxilas como único tipo de ânion. No estao sólido não conduzem eletricidade”
Esta teoria foi dada com base de ionização das substâncias em soluções aquosas, onde as substâncias se dissossiavam totalmente ou em parte no meio sendo as que se dissossiavam totalmente eletro-fortes e as que dissossiavam parte eletro-fracas.
Sendo assim, ácidos fortes como H2SO4 se ionizavam completamente em solução aquosa e forneciam íons de hidrogênio (H+). Assim como as bases fortes como NaOH também se ionizavam completamente em solução aquosa e produziam hidroxilas
(OH).
Mas o conceito de Arrhenius tinha idéia errônea de que a dissossiação iônica era idispensável para a manifestação da acidez, sendo assim, as reações ácido-base não poderiam ocorrer na maioria dos solventes não aquosos e nã ausencia de solvente.
Com isso, nos dias de hoje o conceito mais aceito é aquele proposta por Lowry e simples que diz que o ácido é definido como o doador de próton e a base como um receptor de próton.
Com isso podemos aplicar que uma substância não pode atuar como ácido sem a presença de uma base para aceitar um próton e vice-versa.
Não há dependência em solventes ou em dissociações iônicas para que as substâncias sejam classificadas como ácidos ou bases. Uma reação de um ácido com uma base é, portanto, uma reação de