Relatório missão EJA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
PPGEd/UFSCar Campus Sorocaba
PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PPGEd 2013
PROJETO DE PESQUISA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO
LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, COMUNIDADE e MOVIMENTOS SOCIAIS
TEMA:
JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
TÍTULO:
OS JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAR PARA QUÊ E PARA QUEM?
SOROCABA, DEZEMBRO DE 2012
Tema
Juventude, educação e qualificação profissional inicial nas turmas de educação de jovens e adultos.
Problema de pesquisa
No último ano foi possível observar que as políticas públicas apresentadas pelo governo federal, através do Ministério da Educação para a educação dos jovens, como o novo Projovem e o Pronatec, têm apresentado uma tentativa de levar a qualificação profissional inicial para dentro das salas de aula.
No que se refere a Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente os anos finais do ensino fundamental, cada vez mais temos localizado os mais jovens do que os adultos da EJA entre os matriculados.
Com essa característica passamos a identificar outro perfil nas turmas de EJA. Com isso surgem algumas perguntas que poderiam configurar como uma problemática a ser discutida em pesquisas na área de educação, como se sugere:
a) Qual o perfil do aluno da EJA que frequenta os anos finais do ensino fundamental?
b) Quais as características que demarcam suas necessidades de aprendizagem e como esta está relacionada a perspectiva profissional do aluno?
c) O que querem esses jovens ao regressar a escola para concluir seus estudos?
d) O novo Projovem e o Pronatec poderiam contribuir com o perfil, características e desejos desses jovens da EJA?
As questões apresentadas são algumas inquietações que poderiam contribuir com a discussão em torno das políticas públicas do MEC, que são apresentadas aos jovens matriculados na EJA.